quarta-feira, outubro 18, 2006

O poder de inventar

Um quadro mal acabado só vale quando é póstumo. Isso vale também pros escritores, e pra tantas outras coisas. Porque os valores póstumos se seria mais digno dar valor no momento presente? Picasso que o diga.
Muitos grandes homens morreram sem um grande reconhecimento. Imagine nesse mundão cada pequena estupenda história de vida. Um grande pai de família no interior da Índia, outra grande jovem solitária à beira do Mar Morto, um capial dos pampas, uma senhora viúva em seu casebre no Peru. Levante a noção de espaço, voe com os olhos até os céus e imagine cada canto que se pode chegar, cada história. E cada história no prazer de seu anonimato. Não é aceitável a fabricação de apenas uns contos, modernos, sucessos e cinematográficos insucessos.
Até em relações pessoais os valores são trocados. As mulheres dão valores quando sentem a real perda. Os homens também. Os filhos falam tão pouco que amam as mães, que só decidem dizer quando se dão conta de que a presença materna não é pra sempre. Os mais belos afetos se escondem por detrás das vergonhas e orgulhos. Já tive mais vergonha de dizer que amo. Já tive vergonha de parabenizar alguém por algo. Já tive, sim. Agora, menos.
Se alguém fez o mundo, fez mal acabado. Só para termos o delicioso gosto de enfeitar e aperfeiçoar. Se alguém inventou o amor, deve-se usar.
Se ninguém inventou a felicidade, a gente inventa.

5 comentários:

Anônimo disse...

o texto ta incrível em especial as últimas frases...
concordo ctg. e tenho q confirmar q hj em dia vc deixa transparecer mais as coisas...
isso me orgulha em ti!
xi am0o0o0o
parabéns!

Anônimo disse...

"Um quadro mal acabado só vale quando é póstumo. Isso vale também pros escritores, e pra tantas outras coisas"
Não se preocupe, você é muito bem reconhecido ainda em vida..rs

"Os mais belos afetos se escondem por detrás das vergonhas e orgulhos."
Muitas vezes escondi, tive medo de falar...hoje algumas coisas já são diferentes, obrigado por me ensinar!

"Se ninguém inventou a felicidade, a gente inventa."
Por favor...sem lagrimas e enganos...
Invente!!!

Adoro-te Thi!!
Beijos =*

Paulo Fernando disse...

Poxa, não sei mais o que dizer. De acordo com aquela música do Renato Russo, tudo o que se é pensando em dizer, já foi dito. Agora escrito, não! Se vc não pode escrever com alma, a alma escreve com vc. Se vc não pode inventar alguma coisa nova, invente alguma coisa velha. Inventar nem sempre é desenvolver alguma coisa inexistente. Eu invento muitas coisas copiando... E copio muitas coisas inventando...
Aliás, já estou me acostumando com a idéia de ser apenas reconhecido quando eu morrer... Quem sabe - se existir alguma coisa além - eu não me vingue daqueles que não me deram um "parabéns" no presente.

Sabe, acho que deveria existir um céu somente para os escritores. Mas isso, já é querer inventar demais... hahahah

Gisa Leão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gisa Leão disse...

pois eh!
num passado bem longínquo, eu tbm tive vergonha dos meus sentimentos!
hoje nao.
que bom que a cada dia vc tbm perde esse hábito!

voltei!
ainda bem que pa ler algo bom.
bjo pa tu!
:]