segunda-feira, outubro 20, 2008

Os oito olhos

Não é para dizer que quebraram-me os óculos que cheguei aqui. É para dizer que apesar dos óculos quebrados eu cheguei aqui.
Só tinha percepção das coisas quando estas permaneciam a três metros de distância. Se mais, era uma coisa qualquer nada nítida, fosca, desfigurada, irreconhecível.
Não vim até aqui reclamar da solidão do caminho, dos tropeços no meio-fio e da falta de auxílio alheio. Vim para dizer que apesar de tudo isso nos tropeços eu levantei, cheguei e não mais solitário estou. Estou com você.
Só não percebi que havia mais gente. A resposta foi contundente. Por ela eu ouvi coisas. Dos lados haviam cândidas açucenas espalhadas entre gramíneos vivos gramíneos mortos provavelmente pelo pisoteio desses pródigos ninguém.
Não vim até aqui, disse uma voz grave e aguda ao mesmo tempo, para dizer que não vejo as cores. Vim, continuou a voz, dizer que apesar de não saber que sequer existem cores eu cheguei aqui.
Só enxergava preto e branco. Eu, três metros de alcance. Ela, via a todos, linda de morrer. Somamos dois observadores sôfregos e uma tênue bárbara.
Não vim até aqui, uma última voz refinada e tranquila, para dizer algo dos meus olhos. Nem gosto muito de falar. Só que vocês vieram e falaram muito.
Só percebíamos o tom de Jorge Ben no que versava e a boemia no que exalava. Apesar de tudo, era alegre e vivaz. Continuou.
Só que devia lhes alertar para o "apesar", finalizou o homem último.
Perguntei-lhe o que diabos fazia por aqui no que ele deu de ombros:
- Nunca precisei usar óculos e não reclamo por isso. Não sei o que são cores e não reclamo por isso. Não sei o que para que servem os olhos e não reclamo por isso.
Era um homem de olhos belamente azuis.

5 comentários:

Paula Calixto disse...

Às vezes, é melhor mesmo não enxergar. Porque "tatar" nos dá mais intimidade com o redor.

Beijos mil.

carolbardi@hotmail.com disse...

Ver ou não ver é uma questão que vai bem além dos olhos. E arrisco dizer que tem muito mais a ver com o coração. Acredito que seja preciso olhar pra dentro para enxergar o redor. Com olhos ou mãos. Com a voz de dentro. Talvez seja por isso que vejo tanto em você. O meu coração te reconheceu, os meus olhos te conheceram e o meu espirito é desesperadamente cúmplice e apaixonado. Eu te amo MEU IRMÃO.

Mais um texto fantástico.
Saudades grandes. Beijos!

Melissa disse...

Thiago, o mais importante foi dito no início do teu texto... "Apesar dos óculos quebrados eu cheguei aqui."
E é assim a vida. Caimos, nos quebramos, mas conseguimos nos levantar e é isso o que importa.
Beijos pra ti.

Anônimo disse...

Thiii quero esse texto...ou melhor...parte dele...eh parecido com algo q to passando...como todos os seus textos esse tah tudo...soh q nao consigo copia-lo daki...tem como tu me mandar pro hotmail????

Que Deus abençoe sempre essa sua mente...rs

Mundinho das Garotinhas disse...

Thiii quero esse texto...ou melhor...parte dele...eh parecido com algo q to passando...como todos os seus textos esse tah tudo...soh q nao consigo copia-lo daki...tem como tu me mandar pro hotmail????

Que Deus abençoe sempre essa sua mente...rs

Foi como anonimo...hahhahahaaaa