sábado, fevereiro 20, 2010

Conto da Desprincesa

"Bem que poderia ser como nos contos de fadas", dizia ela toda vez que se decepcionava com um homem. Ora bolas murchas. Existem príncipes para qualquer mulher? Plebéia não tem príncipe cativo. E foi o que tentei falar a ela. Feia ela não era. A propósito, era e ainda é muito bonita. Só não sabia que era tanto. E nem se fazia esplendorosa como devia de ser. "Já sei. Então fará o curso de princesa", disse a ela que, por sua vez, concordou com algumas ressalvas.
A cada dia chegava em casa mais animada. No primeiro achou graça da situação. No segundo já parecia insistir na graça. Da segunda semana em diante já mudava o andar, o sorriso aparecia mais brilhante e os olhos ousavam mais. Ao mesmo tempo que uma doçura ocupava todos os trejeitos como se estivesse avisando que esteve sempre por ali adormecido. Mudaram as roupas, o penteado e o bronzeado. Sabia falar bem e até pouco quando devia de ser. Muito falava quando devia de ter. E teria muito o que falar. Reprovou em alguns testes iniciais por resistir a idéia do curso. Depois, denotava um ar de pocahontas quando cantarolava. E como aprendeu a cantar. Sorria como um brinde à quem inventou essa coisa de ser feliz. Aliás, essa moda de mostrar os dentes alinhadamente entre lábios macios é de uma singularidade impressionante. E foi o que de melhor ela aprendeu. Conversou com as plantas e os animais a partir dali. Chamava a natureza de mãe e sua mãe, de fato, coitada, era mais urbana que os próprios prédios cinzentos. Criou força, criou tolerância e um talento enorme para ver e ser vista. Até que, enfim, o curso terminou.
Surgiu ao primeiro domingo com um diploma na mão. "Agora sou princesa", dizia ela com o papel esticado à minha frente. "Você sempre foi princesa, minha filha". Ela sorriu como as melhores princesas devem sorrir. Mas não sorria satisfeita.
Tempos depois voltou e resmungou: "Eu queria ser princesa. Agora eu quero ser mulher. Ser princesa é muito irreal e nenhum homem me quer. Sabe porquê? Porque não existem príncipes por aí. Só existem homens apaixonantes com roupas normais, com cabelos normais, um pouco mais magros ou mais gordinhos que o normal. Gostam um pouco mais ou um pouco menos de discutir a relação, de futebol aos domingos e de ver comédias românticas. Mas são homens. Príncipes seriam sem graça alguma". Das duas, uma: ou apaixone-se por um homem e aceite-o como ele será ou mande-o para um curso de príncipe. Mas, cuidado, todo príncipe tem a armadura e o cavalo branco que lhe convém.

7 comentários:

Bia disse...

Realmente ser princesa deve ser uma complicação... Sei se vale a pena não!

Gostei muito do texto!

Beijo

Shan disse...

Muito legal o texto! Achei o melhor de todos que li até agora. Queria ter 1/3 dessa sua inspiração! hahaha :D

Carol Mendes disse...

Ai Thiago!
Como gosto de vir aqui!
Me perco em teus textos...
Agora à pouco, enquanto lia "Conto da Desprincesa", meu irmão ousou me interromper e, involuntariamente, acenei a mão em sinal de resistência! rs...

Não sei por que diabos nós mulheres sempre queremos o TAL DO PRÍNCIPE ENCANTADO? rs...

Se o mundo fosse esta idealização tooooooooooooda que nós meninas, mulheres, jovens sonhadoras almejamos... não teria a menor graça! Seria tudo muito certinho, igualzinho, perfeitinho e 'MONOTONOZINHO'! rs...

Lógico, existem muitos homens-sapo! Mas existem inúmeros HOMENS que são infinitas vezes mais encantadores que os usuais príncipes de contos de fadas!

Bjinhos... Saudades de você!

Eu,Pamela Gama. disse...

Eu não sou princesa e nem quero um principe, mas esse post me fez lembrar do meu azar com homens...
todos me vem com palavras,com gostos,com gestos, mas eu quero que venha com o coração na mão,com as tripas, com o sentimento mais verdadeiro,não precisa vir no cavalo branco...só precisa querer amar.

Cinthia Pascueto disse...

Estava com saudade de ler seus escritos.

Sempre um olhar tão novo, sempre tão uma forma boa de se dar bronca nas resoluções imaginárias, sempre um carinho a mais imaginar que o mundo pode ser narrado por esse seu jeitão tão seu de escrever.

Parabéns mais uma vez, moço.

Beijos.

Letícia disse...

E não é que é verdade? Pra ter um príncipe precisa antes ser princesa. E isso é muito relativo. Mesmo com defeitos pode ser o príncipe ou princesa de alguém. A realeza tá nos olhos de quem vê, no coração. Pra mim, não precisa ser encantado, basta me encantar. E isso o meu, faz muito bem.

Vitor disse...

Os Homens amam as Mulheres. Isto é um fato.