quinta-feira, junho 03, 2010

Teoria do Amor Perecível

Fosse uma boa metáfora para te dizer com exatidão o que o tempo faz conosco quando amamos muito e por muito tempo, sei lá, saberia dizer não. Amor, o amor, aquele amor, grande e pomposo, dizem alguns poetas, é eterno. Palavra bonita. Seu sentido mais belo ainda. Quando misturados geram até delicioso êxtase. Amor eterno. Um sonho eterno. Um sonho de amor. Sonho tem durabilidade. E para mim, amor também.
Amor é recurso escasso consumido pelo tempo. O tempo pode ser curto, longo ou satisfatório. Um amor pode durar sessenta e nove anos e assim mesmo ser eterno. Um amor pode durar três, quatro anos e também ser eterno. O amor é um bem durável, perecível. Por certas vezes tem até uma obsolescência programada. O insosso é incolor, o sem-graça é inodoro. Se perde a cor após algum tempo é um amor disfarçado. Comodismo, costume, rotina. Todos se disfarçam de amor. Como todo rompimento é difícil saber quando é mera crise ou quando é ausência de amor. É dificílimo desgarrar das raízes, da até boa normalidade. Amor é emoção, é surpresa, é especial, é o descontrole, é paixão. Amor é risco. Amor é arisco. É teimoso, manhoso. Amor é um chocolate ao leite consumido pelo mais chocólotras dos ventos: o tempo.
Pode ser que a rotina dê certo. Fácil ser terno o caminho liso, sem lombadas e buracos. Haverá possivelmente felicidade. Haverá com certeza, incompleta. Existem os artifícios elásticos. O amor pode ser esticado com a boa vontade, o deleite. Como a ausência dessas atitudes causam o seu desgaste. Amor acaba tão inesperadamente como começa. A aceitação que é das mais difíceis.
Os exageros são do amor. Me perguntam se o amor é divisor. Não. É multiplicador, somador. Fosse amor não haveria de ser comparado com outras tentações e nem seria questionado. Fácil também falar como antropólogo, alheio, bem do alto, de fora de qualquer tendência. Justo. Justo também não entender nada do que disse. Ame, acostume-se, caia em dúvidas e descubra do que falo. É carinho, gratidão, desamor.

7 comentários:

Unknown disse...

Sensacional.
Como sempre, mais uma vez...

Roberta disse...

Perfeito o texto, Thii! Concordo plenamente. Não é porque acabou que não deu certo, não é porque não estão mais juntos que acabou :)

Unknown disse...

Eu nunca sei oq escrever no comentario. Simplesmente eu amo oq vc escreve! Só tenho q desejar mais uma vez q vc nunca deixe de escrever e parabensss! Seus textos valem varios abraços! Adoro tu demais da conta!

Gustavo Paixão disse...

Ô o sabor amargo da dúvida do amor moderno,e até dos antigos que viraram modernos... O amor desacreditado, desconfiado por todos. Ninguém é capaz de amar mais? me faço essa pergunta sempre.

Comunicação disse...

SENSACIONAAAAAAAL
e então amemos, logo, e mais e mais e mais, para amar mais e entender menos, mas viver, enfim, que é a GRANDE graça [em todos os sentidos da palavra] o objetivo.
Você é FODA!

mana disse...

Quantos fãs! rs. Eu sou a número 1. Optimo texto. TE AMO

H L disse...

amor é eterno...até que dure, até que se feche em seu próprio ciclo.