sábado, agosto 26, 2006

Realidade entre aspas

Li outro dia um desabafo sobre o paradoxo de se viver na realidade e não poder querer sonhar. Meti no fundo da minha ignorância a repensar as idéias que ,não eu, mas os outros achavam por mim. Porque viver na realidade significa viver sem sonhos?
É mais uma coisa que sobrepõe verdades e inverdades. É mais uma coisa fora dos padrões, mesmo que seja popular. Sonhador é representante dos moradores distantes da realidade. E realista é o pedacinho que cabe aos que vivem famintos por sorrisos e, que se sorrirem, deixam de o ser. "Ora, ries porque? Não há motivo algum para felicidade".
O segredos dos segredos eu vos conto sem cobrar nada. Atente à minha teoria (que nem é tão minha e nem tão teoria assim): seja criança. É bem simples. Os adolescentes pecam nas extremas sensações e os adultos na extrema "des-sensação"(com licença, meu neologismo significa "pessoa que não sente sensação alguma). Falta competência de se ter equilíbrio. E a criança, bela ironia, equilibra fantasia com realidade. O segredo é o equilíbrio. Nem muito sã, nem muito ridículo. Nem muito derrotado, nem tão utópico.
Arnaldo Jabor disse numa entrevista que "a realidade se tornou mais inverossímel que a própria ficção". Concordaria, se a realidade não fosse pessoal e intransferível. Só não ouse gritar, porque aí a realidade se torna social e, acredite, se torna tão mais sem graça que não quererás deixar de ser sonhador. Sendo assim, acabou-se o equilíbrio. E volta tudo ao irreal real demais que estamos cansados de saber como é.

4 comentários:

Paulo Fernando disse...

Real, segundo o nosso presidente Lula, é o plano econômico inventado pelo filho da mãe do FHC.
Real, para a minha mãe, é o banco onde ela vai no final de todo mês pegar o salário.
Real, para muitos desempregados, é aquilo que normalmente não se encontra em suas carteiras.
Real, para alguns ignorantes, é tudo aquilo que aparece na TV ou que se lê nos jornais.
Real, de acordo com os mais aflitos, é saber que algum dia a morte chega.
Real, para mim, é todas as respostas acima... e aquelas que não foram ditas tbm.

Real+Idade = Realidade...
às vezes, para alguns seres, a gente só chega próximo da realidade quando saímos dela.

Privar atitudes é cruel!
Privar sonhos é desumano!

Real é tudo aquilo que tornamos nosso, mesmo que seja ilusão!

Thiago Kuerques disse...

Não é a toa que será um belo jornalista. E não é a toa que és meu associado neste blog.
Sábias palavras Paulo.
Obrigado

Gisa Leão disse...

puts!
silêncio. Absoluto.
gostei.

Gisa!

Anônimo disse...

Putz, só o meu namorado para fazer um comentário gigante como este.
Adorei o texto thi!
Pq vcs não abrem uma agência de consultoria? hahaha... eu, com certeza, seria uma das clientes.
bjos!