terça-feira, julho 24, 2007

Aur Revoir, inveja!




Hoje debati comigo mesmo o que é inveja e o que tenho comigo. Até aquele momento eu não sabia (ou jurava que não tinha) inveja de nada e nem ninguém. Errado. Sinto e sinto muito.Estou aqui nu em frente ao monitor reluzente e confesso que sinto invejas. De início inveja é uma coisa bem simples: você vê e vê melhor ou pior; se vê pior, sente-se bem; se vê melhor, inveja. A inveja é culpa dos olhos, nossos.Temos que aprender e apreender a parte do manual de instruções que nos dão quando nascemos e que escapa no bom exemplo dos pais (quando deixam de devolver o dinheiro do troco errado, quando ultrrapassam o sinal vermelho, quando se orgulham quando os filhos são espertos diante dos amiguinhos). No manual, tópico 1, parágrafo 4º, está dito que devemos ser felizes conosco, entendermos que há piores e melhores, e antes de tudo, que os melhores podem ser infelizes, e os piores mais felizes.


Invejo tanto que já esqueci de tudo.Aur revoir, Inveja!

6 comentários:

Carmim disse...

Antes de tudo quero agradecer o teu comentário de ontem. É uma verdade, onde quer que estejamos o céu que cobre as nossas cabeças é o mesmo e as pessoas que guardamos no coração nunca estão distantes.

Bom, mas falando de inveja...
Claro que já senti, não sou perfeita e também tenho esses ataques mesquinhos. Mas ultimamente não vejo grandes razões para invejar ninguém... sei lá, acho que finalmente compreendi que TODO o mundo tem problemas, que não há ninguém que não tenha um lado negro.
O fundamental, como referiste, é que vivamos bem connosco. O resto é secundário.

Beijinhos.

Melissa disse...

Invejo agora quem consegue estar melhor do que eu...
Hunf...
:)

Beatrice disse...

Sabe, eu sinto cobiça, e não a inveja. Porque quando eu vejo alguém numa ituação que minha mente pensa ser melhor do que a minha, eu quero estar lá também, mas não desejo que a pessoa não esteja, entende? Eu cobiço, quero ter ou estar também, mas não preciso que o outro deixe de ter ou estar.

mila. disse...

sumido!

Muito bom o texto, adoro o jeito que tu flui...
Parei pra pensar de que/quem eu tenho inveja também. simplesmente é natural, todo mundo tem né?
As vezes somos demasiado insatisfeitos com nos mesmos.

;*

Anônimo disse...

Quando a inveja é boa, branca, por exemplo, vc inveja alguém, mas deseja que ela tenha sempre o melhor, e fica feliz com o que ela tenha e vc não, porque ela fez por merecer.. e recebeu.. é legal.

Mas qdo a inveja é ruim, daquelas que se deseja o mal do outro.. tsc... ne precisa comentar, né?

Beijo

Bárbara Lemos disse...

"e antes de tudo, que os melhores podem ser infelizes, e os piores mais felizes."

Está aí algo que acontece com mais freqüência do que muitos imaginam.

Põe essa língua pra dentro, menino! rs

Bisous.