sexta-feira, julho 13, 2007

O meu esporte

Caramba, contagiante aquele menino querendo fazer atabalhoadamente o seu melhor. Pra mim era mesmo o melhor jogador do time. Era o seu primeiro campeonato na vida, o de futebol no colégio. Eu gritava demais, torcia tanto. E ele respondia dentro de campo. O jogo seguia empatado. Lá por volta dos últimos segundos a bola foi perigosamente para perto de onde não podia. A danada da bola batia de lá e de cá que nem meu coração dentro do peito querendo sair pela boca a qualquer momento. E eu gritei mais ainda. Num equívoco do destino, coisa cruel, a bola bateu na perna esqueda dele e entrou. Entrou contra. O time dele perdeu o campeonato por um a zero com um gol contra daquele menino, meu menino. Aquela imagem do gordinho vestido com um uniforme azul-claro, bochechudo vindo em minha direção cabisbaixo cedendo involuntariamente àquelas lágrgimas marcou a minha vida. Me abraçou bem forte.
- Desculpa, Pai.
Por dentro eu chorei demais. Chorava mais que ele. Meu choro de perda ou de ganho.
- Eu...
Eu não falei nada mais que um abraço sincero de pai.
Choramos outras vezes mais. Na Copa de 1994 quando o Roberto Baggio, aquele italiano, mandou a bola pra fora do estádio e a felicidade pra dentro de nós. Foi um choro de emoção.
Na final da Copa Masters de barrigudos lá da empresa eu estava jogando. Meu filho do lado de fora olhando. A disputa foi para os pênaltis. Eu era o último cobrador. Fiquei tenso, claro. Meu filho com os olhos arregalados. Chutei...e perdi o campeonato.
Senti um vazio, uma incapacidade sem igual. Uma vergonha de não ser invensível aos olhos meninos. Senti também uma mão tocando a minha.
- Pai, você é o melhor jogador de futebol do mundo. E melhor pai também.
Agora entendo, depois de quatro décadas de vida que há sempre alguém torcendo por nós, até nas derrotas.
Bem-vindos ao Pan-2007 e se permita chorar com o esporte.

8 comentários:

Ninha =) disse...

n só com o pan...n só com os esportes...
mas com td
seja por motivos felizes ou n...
o importante eh ser capaz de sentir!
te amoo...meu melhor amigo...o poeta da turma =]

Letícia disse...

Tem sempre alguem torcendo por nós...
inclusive para a derrota...
E tb torcendo
pra que essa torcida nao ganhe...

Beijos!

Anônimo disse...

Eu já choro até em comercial de pasta de dente.
Ontem chorei do início ao fim da abertura do Pan.
Agora chorei com seu texto.
E sei que chorarei em todas as vitórias dos atletas.. e nas derrotas doloridas.
Mas a vida é feita disso.. lágrimas que salvam, lavando a alma pro próximo evento.

Beijos

Carmim disse...

É tão importante saber enfrentar as vitórias como saber enfrentar as derrotas.
Sabendo que alguém, em algum lugar, torce por nós, nunca haverá espaço para sentimento de perda, pois teremos a certeza de que sempre que falhamos, a nossa intenção é acertar.

Bjs

Letícia disse...

Se tivesse lido o post anterior saberiiia
=P

1º lugar naquela apresentação
do sesc
=)

Teve outra ontem mas nao foi campeonato...
E jah tem outras marcadas
=D

Beijoos!

Bárbara Lemos disse...

Que bonito isso, moço... :)

Paulo Fernando disse...

César Maia deveria te contratar para fazer aquelas propagandas melosas de divuilgação do PAN. Não vi nenhuma que seja melhor do que esse texto.

Bjos, meu querido!
Tome cuidado com os aviões que pousarem perto do seu trabalho.

Lua disse...

risos... é quando se é apaixonado por aquele esporte ha uma grande emoçao em ve-lo ... eu que o diga... final Bra X alguem... no handball feminino e eu aqui enlouquecendo... o masc. ontem foi lindooo... e hj o ultimo do feminino... ooooh do... beijos