quarta-feira, julho 04, 2007

Meu filho dirá...

Estou grávido. E isso me deixa pensante...
Somos reinterpretações do que há por aí mais visível - e não necessariamente bom. A cada atualização as culturas perdem força, se esvaem. Sigo em suposições.
Meu filho dirá, daqui a um punhado de décadas, "no meu tempo era melhor". O tempo dele é - eu não tenho filhos ainda - o da comunicação instantânea, sexo em massa, relações superficiais, planeta em brasas. E será natural. Se nascer na favela, entenderá certas particularidades da violência como "naturais". Meu filho, prossigo no raciocínio, não terá a percepção de "melhor" ou "pior" analisando o namorinho de portão, a época das cartas por correios, dos desenhos animados realmente infantis, do futebol na rua, da queimada e do pique-bandeira."No meu tempo era melhor" os meus pais me dizem, eu direi para meus filhos, que por sua vez dirão aos filhos deles. Ou seja, a tendência é piorar. Ou, no mais, a nostalgia, a - agora sim - explicação para a busca da juventude eterna, nos remete à sensação de constante saudade, sensação de vazio quando tratamos do presente, presos aos nossos museus, deixando passar o que pode ser feito de inesquecível aqui, e agora.
E perdemos assim a identidade já perdida a tempos atrás.

___

Me desculpem aos amigos. Ando tenso, passando pela fase de Tensão Pré (Pós) Provas. Irei respondê-los em seus comentários depois de esganar a professora obscuramente criteriosa que tenho.
Tô brincando. Mas repondo logo.

11 comentários:

Anônimo disse...

O texto está ainda melhor do que quando me mandou na fase de produção... Quanto a professora obscuramente criteriosa que temos, não a esgane! Seja paciente e... ensine o que são sinônimos...rss
Quem sabe ela não aprendee??
Beijooos...

Letícia disse...

Meu filho vai ter uma leve no�o
das coisas boas
do tempo dos av�s deles...
E vai ter coisa boa pra ler tb
como esse blog aqui
que vou fazer quest�o de mostrar pra ele...

Quanto a professora...
Abstraaaaaaaai Thi
=P

Beijos!

Anna Flávia disse...

Isso de pensarmos sempre: "ah, no meu tempo era melhor" é frustrante. Até hoje ainda não me peguei dizendo isso, espero que meus filhos não precisem dizer também.

Beijos!

Boa sorte na TPV! ;)

Anônimo disse...

Perfeito teu texto.

Todo tempo é pior...
antigamente era melhor.
por que?
com o tempo nos tornamos piores? insensíveis?
Com o tempo nos tornamos alheios a tudo?
Com o tempo mudamos de conceitos e achamos certo o que era errado e vice versa.
As coisas só mudam.
;)

Anônimo disse...

Teve tempos muito bons no meu tempo... ainda tem tempos bons hje em dia, mas são mais raros...

Boas provas.. e mate a professora.. rsrs

Beijos

Anônimo disse...

hahahahahaa
pow cunhaduam.. eh a pura verdade
vai td mundo sempre dizer isso
eh soh a vontade de ser jovem pra sempre atraves dessa nostalgia,né?
pois eh.. faz sentido =p rs
nem me fale em provas...
ahhhhhhhhhhhhhhhh
e pode deixar.. eu seguro a professora e tu bate =)
e tu nem explicou td ainda..hahah
amanhã no intervalo a gente se fala
beijooooooooos!

Paulo Fernando disse...

Na época em que estudávams comunicação social juntos era melhor - essa nostalgia é muito justa! Tú nos abandonastes para seguir no ramo do saTURISMO... hahahaha

Bjos, meu rei!
Se a tendência for piorar, o que será de nós? ahahahh... Dá pra ser pior do que já somos?

bjos, meu querido!!!

Anônimo disse...

risosss
aaaaaaaah nomeu tempo nao se dizia no meu temo...
meu filho coitado se o mundo continuar assim ele nm vaiexistir...
beijos

mila. disse...

eu ainda acredito que pode haver alguma melhora!

mas será que a gente já não atingiu essa fase "da comunicação instantânea, sexo em massa, relações superficiais, planeta em brasas"
quem garante que já não somos essa geração de filhos sem noção do presente e do passado?

muito bom! ;*

Melissa disse...

Teremos sempre saudade daquilo que não vivemos...

:)
Boas provas!

Anônimo disse...

bom comeco