sábado, julho 01, 2006

Time vendido, povo fu#$%...


A pernas ainda estão trêmulas. Acabo de ver um fantasma na minha frente. O fantasma mais assustador que todos os fantasmas. E ele é corruptível. Coitado, foi assustar um grande empresário mas foi convencido com generosas doses de notas verdinhas de que era pra assustar aquela outra pessoa. Assim termina a Copa do Mundo para o escrete brasileiro.
O Brasil é pentacampeão mundial, presente nas últimas três finais, atual campeão da Copa das Confederações (Uma espécie de pré-copa que a FIFA organiza um ano antes do evento maior) e dotado dos melhores e mais bem sucedidos jogadores do mundo. Quem disputaria brincadeirinha de perguntas sobre o sistema windows com o Bill Gates? O selecionado de futebol chegou assim à Alemanha. Mas como eu lhes digo, a Copa é na Alemanha.
Alemanha que perdeu a final da última competição desta contra o, sim, Brasil. Vamos às evidências: copa na Itália em 34, anfitriã e campeã; assim como Uruguai em casa em 30, Inglaterra em Londres, 66; Argentina em 78, anfitriã e campeã; França em 98 e Alemanha em 74. Não vamos dizer que a força da torcida a favor conduz uma seleção razoável ao título. Pode ser apenas um fator a favor mas não muda muito um time. Na França em 98 e os estranhos fatos da final. E por aí vai. Em casa o Brasil foi incapaz de ser campeão em 50. Os títulos vieram em locais onde as seleções anfitriãs nao eram times ainda, como Chile, EUA, México, Suécia e Japão/Coréia.
Vou ser mais direto. Pela cara do elegante e fino Parreira, pela insistência em "recordes" de gols em Croácia, Japão, austrália e Gana. Pela monstruosa campanha publicitária pelo HEXA. Pela apatia planejada eu digo com veemência que tudo não passou de uma venda bem sucedida. Creio que não vivi pra ver uma Copa do Mundo sem influência do capitalismo doentia que assola o mundo.
Ahhh, Brasil denovo? Ah não. Melhor contratar o técnico. É só ir um pouco distante, que as vendas estão garantidas, comércio já faturou, transmissões também, mas com apresentações normais. Se os jogadores quiserem mostrar o seu lado excepcional, tranque-o. Tranque-o num esquema tático. Mas não pode ser a vista de todos. Cautela senhor Parreira, cautela. Bote seu jogador mais mágico e desobediente a vinte minutos do fim da partida. Mas ganhe, ganhe até eu quiser.
Dia 1º de julho, Brasil e França em Frankfut (ironicamente, estádio que presenciou a fantástica final contra a Argentina em 2005). Chegou a hora de perder. Põe o kaká com o joelho ruim mesmo. E o resto do time jogando do jeitinho que eu gosto, nem lá nem cá. Mal mas alimentando esperança do povo. Pronto, certinho. Fingimos bem Parreira. Amanhã será tudo depositado. Não se preocupe que o carrasco de hoje é o santo homem de amanhã, no Brasil.
O futebol é venda e compra e aposta e roda, roda de dinheiro. Nada dessa coisa de homens atrás de uma bola. É muito mais. A ironia domina. Justamente depois da veiculação do comercial "Joga Bonito" o time joga feio.
Portanto, um fantasma assustou o Ronaldo e seus quilos que nem corria, nem andava. Assustou o Kaká (futura capitão), o Cafú batedor de recordes e símbolom vejam só, do espírito da equipe. Acho que talvez uns desavisados, Lúcio, Dida e Juan jogaram com vontade. E devem ter perdido a bocada. A bocada da venda do jogo.
Cuidado, podem vender até a sua alma daqui a pouco. Mas só se vende quem quer.

Copa 2006 - Alemanha campeã.

3 comentários:

Anônimo disse...

MigOO..concordo time vendidoo =/ beijusssssss...

Anônimo disse...

Ahi Cunhado caprichou
concordo plenamente
eh.. soh o q manda nesse mundo eh dinheiro
nao existe patriotismo =S
bjaum

Anônimo disse...

RSSRSRSR..
Aaii aii.. tinha q ser vc..
Andou se informando mesmo sobre copas hein?!.. até eu aprendi um pouco..
quanto a venda.. achei mal negociada..
Podiamos ter vencido a frança..e ae sim..
Teriamos bem mais.. empolgação.. o q o povo gosta.. Mas... texto e critica perfeita.. Lindoo tudoo..^^
BeijOO