segunda-feira, abril 26, 2010

Retrato Falado

Pediram pro meu coração fazer o retrato falado do criminoso culpado pelo seu estado de choque. O desenho saiu a cara dela. Ela é uma tomada que dá choque. O estado de graça esvaiu. Trataram de mandar meu coração para o tratamento. Marcaram para as oito da manhã de uma segunda-feira executiva. Quem é executado é meu coração em pleno engarrafamento de início de semana do fim do mês.
O doutor tratou de não tratar do retrato falado. Era um trato entre médico de paciente. Era a falta de paciência. Era a ausência da ausência. Dizia ele, acreditar no amor é um atrevimento caríssimo. É daquele tipo de risco não calculado. Aposta no cavalo que dá zebra. E dando zebra você não sabe que bicho vai dar sua vida.
E seguiu, o doutor, falando que não há como acreditar que uma pessoa complete a outra. É responsabilidade demais, minha gente. E, olhando bem nos olhos do coração, perguntou se ele sente algum pedaço dele mesmo vazio para que alguém com tantos defeitos e qualidade que as pessoas normais tem pode, sim, ser a completude de outro coração. Não. Nenhuma pessoa pode ser a base da outra. Imagine só se o coração alheio é a base da sua vida. Esse coração alheio deve ser muito forte por ter que cuidar da própria vida além da vida do outro.
O coração saiu alcoolizado. Além das palavras era servido entre um conselho e outro doses de vodka. O coração queria ser comido em algum churrasco da alta sociedade. O coração queria deixar de ser símbolo do romantismo pra virar símbolo sexual dos ateus.
O amor existe. Mas o coração fez teu retrato falado e andam te perseguindo por aí. Trate de se entregar. E entregue-se por inteiro. Por inteiro se faz a verdade.

4 comentários:

tabinhahh disse...

tadinho do coração carrega um fardo...

=/....

Gostei!
bj

Comunicação disse...

Por inteiro é que se fazem todas as verdades, e o amor só é amor de verdade se completo, como quem se joga de cabeça. Lindo texto moço, como sempre muito inspirado.

Bia disse...

O coração não vai virar churrasco não! Vai encontrar o que precisa no final!

Só não sei se a vodka vai ajudar...rs

Beijoo e ótimo texto, pra variar...rs

Baixinha =) disse...

Ninguém tem a responsabilidade e a obrigação de completar outra pessoa. É mesmo um peso enorme. Mas existem pessoas que naturalmente se completam, e é esse naturalmente que torna tudo muito melhor. Acalma esse coração aí, pensa que quem não pode fazer bem a ele, só pode fazer mal, então, que não fique por perto. Beijos Thi =)