terça-feira, novembro 20, 2007

Carioquice




O inexplicável rubro-negro parece uma mística odisséia futebolística de novos tempos ou de tempos em que não há razão para esses cariocas carentes se apegarem com tanto afinco. É a ultra-euforia de um time que ganha mais atravéz de vozes e aplausos do que através de chutes e galopes. Fui comprar o uniforme do soldado em preto e vermelho. Esgotado. "Volte semana que vem, de repente já teremos". O vendedor deu um sorriso matuto. Com certeza flamenguista, supus na contradição convicta. A vergonha de chutar torto, de ovacionar o ébano Obina transpôs as arquibancadas de cada mesa de boteco. Resolvo vestir o manto comprado com custo a duas semanas atrás. O caminhoneiro grita "aee flamenguista, tá com tudo heim?". Pois é. E o outro me gritou "Se tivessem usado essa camisa ontem...". O "ontem" dele refere-se ao pseudo jogo de futebol da seleção brasileira contra a seleção peruana em Lima, Peru. Deu tanta raiva, mas tanta raiva, que no trailer do bigode eu gritei "Peru neles!". Enfim, poucos amigos...
É algo inexplicável essa carioquice sem vergonha que vem fazendo festa no Maracança, que vem ensinando o que é paixão, que não tem ligado para a reafirmação da fama de que carioca é relaxado e só quer saber de praia. "Carioca é tudo folgado", me disse a mineira. E eu não discordo. Sou rubro-negro e muito folgado mesmo. Te mete com esse mar, esse verde com sotaque de beleza, esse sol amarelinho, esse céu de cetim...

6 comentários:

Roberta disse...

Com o perdão da palavra, sacanagem o que fizeram com a torcida do Flamengo; me lembro que algo parecido aconteceu com os botafoguenses, na ocasião de troca de latas de leite por ingressos.
É lamentável...
E ainda querem Copa do Mundo aqui, hein?!

Unknown disse...

Marcando presença*rs
Amei os textos
Vc como sempre me orgulhando*rs
Te amo Thi
Muitas saudades
Beijos
E ateh a próxima atualização*rs

Letícia disse...

Tudo bem, fã de flamenguista nunca fui, mas sempre estou perto de um...isso merecia um palavrão, mas sou uma menina correta, nao farei isso...
Não vou concordar com seu texto
porque preto e branco nao combina com preto e vermelho...
=P

Beijos Thi!

Anônimo disse...

Posso dizer que tive uma participação nesse post né? rs
Amei o texto!
Fui a primeira a ler?
A foto está perfeita!
Beijo.

Anônimo disse...

Não entendo muito de futebol, então nao tenho o que declarar, mas teu conto da fila do banco é impagavel...rsrs !
Saudações lancinantes, Adri
wwww.poetisalancinante.blogger.com.br

Anônimo disse...

eu sou Cruzeiro... mas eu gosto de vc assim mesmo tá? ahahah

beijos querido