domingo, junho 24, 2007

Um pé-de-vida






Aquele cheiro desafinado de penitência no ar ainda é notado. Só não se sabe penitência pelo quê. Nem sei se há crime à altura de tal penitência. Meu senhor, à propósito, padecia bem na medida em que pior só se nem pudesse mais abrir os olhos. Cheguei na metade da tarde de domingo, no meio do horário de visitas. Não queria ir desde o início. Tenho o argumento de querer guardar na mente a imagem do velho falastrão, contador de piadas, careca, sorridente e cara-de-pau que estava nessa boa rotina a tão pouco tempo. Anteontem mesmo reclamou que se dependesse de mim não teria bisneto tão cedo. Diz tanto que sou cobra sem veneno, que morde mas não marca. Ah, velho.Aquele ar melancólico de estúpida sensação de invalidez, dos pêsames, do incrédulo olhar de quem atende a quem é atendido. E, pra primeira impressão, um prédio alto e organizado a base de cabisbaixas cabeças. A ordem era calar e esperar.O INCA não é feio, nem bonito. Mas é diferente. Nem sei se por ser o maior da América Latina. Enfim. Dois por vez. E subi com minha mãe. Cruzamos dois corredores vazios, entramos no elevador até o sexto andar. Lá sim começou. A cada portela um retrato diferente. Era alguém que mal se mexia, outro com tubos pra lá, mais um com as pernas estranhas. Eu não identificava nada. Chegamos ao 633. Vi os outros três pacientes, um deles sem olhos, o outro com o rosto todo enfaixado. Era o sol, dizia uma voz inconsciente no meu consciente.Entre duas camas, sentado à vontade lá estava o coroa. Nem tão mal quanto imaginei, nem tão bem como sempre vi. É câncer nas cordas vocais originado de um fumo compulsivo que teve durante grande parte da vida. O principal da história é que foi descoberto a dois meses depois de ter parado de fumar a 15 anos. Tinha um grande curativo envolta do pescoço, um canudinho saindo pelo pescoço. Não podia falar. Daí eu falava, falava...e ele apenas no gestual. Um homem entrou e começou a falar através de gestos também. Só não reparou que meu avô está mal da garganta e não do ouvido. Brinquei, claro. Saudável.Uns minutos mais. Desci. Acabou a visita. Amanha ele já está em casa. A fala volta em um mês. Mesmo assim já andou reclamando que com tantas enfermeiras ele dorme ao lado de um homem. Meu velho e o sofrimento sorridente. Por hora, a eternidade continua. Um pé-de-vida que ainda cresce. Viva!

10 comentários:

Ly disse...

Olha só, kkkkkkk......eu vim te dizer que eu já comecei a pagar os post cesta básica....
Olha se a sua ida ao Inca foi marcante a minha ida ao campeonato de natação foi traumática....Meu sobrinho de 7 anos pulou, nado cachorrinho.....o senhor do meu lado.....moça eu vou pular o gordinho tá afundando....
-Não se preocupa Senhor, é meu sobrinho, qualquer coisa ele bóia.

bjs

Ly

Me empresta o chapéu? O resto eu tenhoooo, kkkkkkkk

Anônimo disse...

Espero que tudo fique bem por aí, e a recuperação seja breve e ótima.

Beijo

Letícia disse...

Vai dar tudo certo...
Independente do que aconteça
É sempre o melhor!

Beijos Thi =)

Daniella Baroli disse...

Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol!" Pablo Picasso

Passando pra desejar ótima semana e agradecer pela visita ao meu blog.
Bjks mil!
Ah, show de bola teu blog.

Anônimo disse...

Vai dar tudo certo... já tá dando, né? Adorei o texto! Me lembrou coisas...
Beijinhooss!
PS: Parando por aqui q tô tensa...rss

Carmim disse...

Vim fazer a visitinha ao novo endereço. =) Já mudei o link para não te perder de vista.

A esperança e boa disposição é sempre coisa a manter nessas horas. Mesmo que às vezes nos sintamos impotentes perante as situações que não controlamos, devemos ter sempre em mente que o que importa é lutar sempre.
E há-de dar tudo certo, torço por isso.

Beijinhos

Letícia disse...

Jah tem o titulo
então não precisa mais...

Beijos!!
=)

Bárbara Lemos disse...

Casa nova? Nossa... me diz o porquê de tantas mudanças, moço? rs

Adorei o texto... e que seu vô continue assim, com esse bom humor, por muito, muito tempo. :)

Bisous.

Melissa disse...

Que bom que logo ele estará em casa e assim o tratamento será bem mais fácil. Desejo uma boa recuperação. Agora vai lá paparicá-lo!
Beijo

Anônimo disse...

Gatíssimo, seu link já está no devido lugar no Oncotô, viu?

Beijos